Definição
Neste blog vamos falar acerca de programas informáticos em lançamento, componentes internos de computadores e vamos também fazer uma classificação de computadores com base algumas lojas online (nomeadamente a Chip7.
Brevemente... A entrevista!
O TOP dos PC's
PhotoScape
LimeWire
O LimeWire é um software que possibilita o download de uma infinidade de arquivos pela internet, envolvendo principalmente o download de músicas, mas que também possibilita aos usuários encontrar e sacar imagens, vídeos, programas, jogos e até documentos de texto. Actualmente se mostra uma boa alternativa para quem já se cansou de outros programas gratuitos para download pelo sistema peer-to-peer, por possuir um grande número de usuários e demonstrar uma facilidade de uso incrível.
Comparativamente com o eMule, o LimeWire tem a ventagem de efectuar uma pesquisa e download de ficheiros, mas o facto de algumas musicas nao serem compativeis com o Windows Media Player é uma grande desvantagem. O eMule, segundo os factos que correm nos dias de hoje, não é muito seguro usa-lo, pois é mais fácil de os "piratas" serem apanhados...
Emule
É uma boa opção se você está procurando uma forma de baixar uma imensidão de filmes, músicas, jogos, programas e muito mais, tudo pela internet e aproveitando um sistema optimizado este fim.
O compartilhador possui suporte a skins e mais a uma grande variedade de recursos personalizáveis pelos usuários, o que o torna um dos primeiros programas lembrados quando o assunto é download do conteúdo mais variado pela internet.
Avast Home Edition
O Avast Home Edition é um antivírus repleto de características que o tornam completo e equiparável aos antivírus pagos disponíveis no mercado. Se prevenir sempre foi o melhor remédio, este, sem dúvida, é uma opção recomendada para proteger seu PC. Gratuito para uso pessoal e não-comercial, o antivírus tem actualizações automáticas via Internet e é muito fácil de operar.
Comparando o AVG com o Avast!, calculamos que, actualmente, quem vence esta batalha é o AVG.
AVG 8.5
Mais do que um antivírus, o AVG 8.5 pode ser considerado como um pacote com todas as ferramentas necessárias para garantir a protecção e segurança de seu computador. Com um sistema “tudo em um”, o AVG ganha funcionalidades novas, exterminando todas as pragas de seu PC, bem como protegendo sites contra possíveis ameaças.
Google Chrome
Google Chrome é o navegador de código aberto desenvolvido pela Google que chega para bater de frente com os browsers mais utilizados da actualidade, o Internet Explorer e Mozilla Firefox. O “GBrowser” chega ao mercado com uma proposta de ser limpo, simples e ainda mais fácil de usar.
Internet Explorer
A oitava versão do Internet Explorer vem com o visual renovado e uma série de novidades que deixarão sua navegação mais inteligente e interativa. Além de ser um navegador que só espera o seu comando, o IE agora “pensa” na melhor maneira de agradar o usuário. Os objectivos gerais do navegador continuam os mesmos, oferecer segurança, facilidade de uso e, principalmente, melhorias no desenvolvimento Web. Outro foco do novo IE é o suporte a feeds RSS e a interoperabilidade, permitindo trabalhar com outros navegadores facilmente, obtendo-se modelos de programação mais flexíveis.
Mozzila Firefox
Virtual DJ
Mac OS
O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Sua evolução ocorreu até a versão Mac OS X. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era chamado apenas de System, da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS. Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Área de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório. De início as pastas eram criadas renomeando-se uma "Pasta Vazia" que estava sempre na raiz do disco. A partir do System 2.0 o sistema foi modificado, com a inclusão do comando "Nova Pasta" no menu Arquivo do Finder. O lançamento do Mac OS X foi um marco para o sistema operacional. Em sua décima versão, o sistema foi remodelado como um todo, inclusive o kernel, que passou a ser baseado no do Unix BSD.
Linux
Windows
O Windows é desenvolvido pela Microsoft. É o líder de mercado e o mais conhecido, apesar de grande número de cópias ilegais, erros e falhas frequentes.
Versões do Windows:
- Microsoft Windows, versão 1, lançada em 1985 foi baseada em interface gráfica do DOS.
- Microsoft Windows, versão 2, ainda usava um executivo de DOS. Essa função foi usada até a versão NT, que usava uma nova tecnologia.
- Microsoft Windows, versão 3, mais conhecido por Microsoft Windows 98, lançado aproximadamente em 1990, com um novo ambiente operacional que rodava por cima do DOS;
- Microsoft Windows, Versão 4, mais conhecido por Microsoft Windows ME, lançado no ano 2000, foi uma versão um pouco mais evoluída que já permitia o formato de som .MP3 e também edição de vídeos;
Windows XP
As mais comuns edições do sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos, e é direccionada a usuários avançados e a empresas. O Windows XP Media Center Edition tem mais recursos de multimédia possuindo a capacidade de gravar e assistir programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música. O Windows XP Tablet PC Edition é designado a rodar aplicações com o toque de uma caneta usando a plataforma Tablet PC.
Windows Vista
O Windows Vista é uma linha de sistemas operacionais desenvolvido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn. Seu desenvolvimento foi concluído em 8 de Novembro de 2006; ao longo dos três meses que seguintes, foi lançado em etapas para fabricantes de computadores, de hardware e softwares, clientes comerciais e lojas de varejo. Foi lançado mundialmente no dia 30 de Janeiro de 2007, e foi disponibilizado para compra e download a partir do site da Microsoft. O Windows Vista possui centenas de novos recursos e funções, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero, funções de busca aprimoradas, novas ferramentas de criação multimédia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição. Para os desenvolvedores, o Vista introduz a versão 3.0 do Microsoft .NET Framework, o qual tem como alvo tornar significantemente mais fácil para desenvolvedores escrever aplicativos de alta qualidade do que com a tradicional Windows API. O principal objectivo da Microsoft com o Windows Vista, contudo, tem sido a de melhorar a segurança no sistema operacional Windows. A Microsoft declarou a melhoria da segurança do Windows XP e Windows Server 2003 antes da conclusão do Windows Vista, atrasando assim seu lançamento.
Placa Gráfica
Nos computadores de baixo custo, as placas gráficas estão incorporadas na motherboard, não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória RAM do sistema, normalmente denomina-se memória (com)partilhada. Como a memória RAM de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vídeo, e ainda dividem o barramento com o processador e outros periféricos para acessá-la, este método torna o sistema mais lento. Isso é notado especialmente quando se usa recursos tridimensionais.
Processador
Os processadores realizam as seguintes tarefas:
- Busca e execução de instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rígido ou disquetes), são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória, o processador pode executar os programas e processar os dados;
- Controla todos os chips do computador.
Este é um importante componente para o funcionamento de um computador.
Disco Rígido
Disco rígido, é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a "memória permanente" propriamente dita. É caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado. O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados e é a partir dele que lançamos e executamos nossos programas mais usados. Este sistema é necessário porque o conteúdo da memória RAM é volátil, ou seja, é apagado quando o computador é desligado. Desta forma, temos um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados da próxima vez em que o computador for ligado. O disco rígido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária. Nos sistemas operativos mais recentes, o disco rígido é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS, SSD¹.
Memória RAM
Memória RAM (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas electrónicos digitais.
O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.
O nome da Memória RAM não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (ROM, etc...) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita.
Apesar do conceito de memória de acesso aleatório ser bastante amplo, actualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo electrónico que o implementa, basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada.
Motherboard / Placa Mãe
Tipos de placas-mãe / motherboard
AT
AT é a sigla para Advanced Technology. Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos factores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.
ATX
ATX é a sigla para (Advanced Technology Extended). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhorias em relação ao anterior. Atualmente todos os computadores novos vêm baseados neste padrão. Entre as principais características do ATX, estão:
- o maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada,
- conectores de teclado e mouse no formato mini-DIM PS/2 (conectores menores)
- conectores serial e paralelo ligados directamente na placa-mãe, sem a necessidade de cabos,
- melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço.
BTX
BTX é um formato de placas-mãe criado pela intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. O objetivo do BTX foi otimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna. Atualmente, o desenvolvimento desse padrão está parado.
LPX
Formato de placas-mãe usado por alguns PCs "de marca" como por exemplo Compaq. Seu principal diferencial é não ter slots. Os slots estão localizados em uma placa a parte,
também chamada "backplane", que é encaixada à placa-mãe através de um conector especial, com tamanhos padrão muito reduzidos. Esse padrão foi criado para permitir PCs mais "finos", já que as placas de expansão em vez de ficarem perpendiculares à placa-mãe, como é o normal, ficam paralelas.
ITX
É um padrão de placa-mãe criado em 2001 pela VIA Technologies.
Destinada a micros altamente integrados e compactados, com a filosofia de oferecer não o computador mais rápido do mercado, mas sim o mais barato, já que na maioria das vezes as pessoas usam um micro para poder navegar na Internet e editar textos.
A intenção da placa-mãe ITX é ter tudo on-board, ou seja, vídeo, áudio, modem e rede integrados na placa-mãe.
Outra diferença dessa placa-mãe está em sua fonte de alimentação. Como possui menos periféricos, reduzindo assim o consumo de energia, sua fonte de alimentação pode ser fisicamente menor, possibilitando montar um computador mais compacto.
Funcionamento
A placa-mãe realiza a inter-conexão das peças componentes do microcomputador. Assim, processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse, etc. estão ligados directamente à placa-mãe. Ela possui diversos componentes electrónicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos.
Composição de uma motherboard
- Soquete de processador (CPU)
- Chipset
- Soquetes para encaixe dos módulos de memória DRAM
- Conector de alimentação
- Conector para o drive de disquete
- Conectores de IDE/ATA
- Chip de memória ROM
- Chipset
- Controladora multi I/O
- Conector da porta serial
- Conector da porta de joystick
- Conector para receptor infravermelho
- Conectores do gabinete
- Conector para dispositivos SMBus
- Conector para portas USB
- Chip de monitoramento do hardware
- Conectores Serial ATA
- Chip controlador Serial ATA (SATA)
- LED indicador de alimentação da placa-mãe
- Slots PCI
- Conector de áudio para modem
- Chip controlador IEEE 1394a (Firewire)
- Conectores para portas IEEE 1394ª
- Conector S/PDIF
- Chip de áudio
- Conectores para áudio de CD/AUX
- Conectores de áudio para o gabinete
- Chips de rede
- LED para placa de vídeo AGP
- Chips de rede
- Slot AGP
- Conectores Externos
- Gerador de clock
- Regulador de voltagem
- Conectores de alimentação para o ventilador
- Bateria
- Cristal
O PC e os seus componentes
Um computador pessoal é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou para uso de um pequeno grupo de indivíduos. A expressão "computador pessoal" (ou sua abreviação em inglês PC, de "Personal Computer") é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops), laptops ou Tablet PCs executando vários Sistemas Operacionais em várias arquiteturas. Os Sistemas Operacionais predominantes são Microsoft Windows, Mac OS e Linux.
O PC, tal como o conhecemos hoje, foi desenvolvido pelo grupo da IBM que desenvolveu o “IBM PC”.
O grupo de desenvolvedores da IBM definiu que o PC seria uma junção de várias peças construídas por várias empresas (dá-se ao processo de junção dessas peças o nome de "integração"). Logo, as empresas que vendem computadores como a HP e a Dell na verdade não os fabricam, mas apenas integram as peças compradas de várias outras empresas. Por exemplo: um computador da Dell pode ser integrado com um processador Intel, uma placa-mãe Asus, uma placa de vídeo usando a GPU nVidia e assim por diante. No entanto, existem algumas empresas que realmente fabricam algumas peças, como a Compaq (HP).