Tipos de placas-mãe / motherboard
AT
AT é a sigla para Advanced Technology. Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos factores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.
ATX
ATX é a sigla para (Advanced Technology Extended). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhorias em relação ao anterior. Atualmente todos os computadores novos vêm baseados neste padrão. Entre as principais características do ATX, estão:
- o maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada,
- conectores de teclado e mouse no formato mini-DIM PS/2 (conectores menores)
- conectores serial e paralelo ligados directamente na placa-mãe, sem a necessidade de cabos,
- melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço.
BTX
BTX é um formato de placas-mãe criado pela intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. O objetivo do BTX foi otimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna. Atualmente, o desenvolvimento desse padrão está parado.
LPX
Formato de placas-mãe usado por alguns PCs "de marca" como por exemplo Compaq. Seu principal diferencial é não ter slots. Os slots estão localizados em uma placa a parte,
também chamada "backplane", que é encaixada à placa-mãe através de um conector especial, com tamanhos padrão muito reduzidos. Esse padrão foi criado para permitir PCs mais "finos", já que as placas de expansão em vez de ficarem perpendiculares à placa-mãe, como é o normal, ficam paralelas.
ITX
É um padrão de placa-mãe criado em 2001 pela VIA Technologies.
Destinada a micros altamente integrados e compactados, com a filosofia de oferecer não o computador mais rápido do mercado, mas sim o mais barato, já que na maioria das vezes as pessoas usam um micro para poder navegar na Internet e editar textos.
A intenção da placa-mãe ITX é ter tudo on-board, ou seja, vídeo, áudio, modem e rede integrados na placa-mãe.
Outra diferença dessa placa-mãe está em sua fonte de alimentação. Como possui menos periféricos, reduzindo assim o consumo de energia, sua fonte de alimentação pode ser fisicamente menor, possibilitando montar um computador mais compacto.
Funcionamento
A placa-mãe realiza a inter-conexão das peças componentes do microcomputador. Assim, processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse, etc. estão ligados directamente à placa-mãe. Ela possui diversos componentes electrónicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos.
Composição de uma motherboard
- Soquete de processador (CPU)
- Chipset
- Soquetes para encaixe dos módulos de memória DRAM
- Conector de alimentação
- Conector para o drive de disquete
- Conectores de IDE/ATA
- Chip de memória ROM
- Chipset
- Controladora multi I/O
- Conector da porta serial
- Conector da porta de joystick
- Conector para receptor infravermelho
- Conectores do gabinete
- Conector para dispositivos SMBus
- Conector para portas USB
- Chip de monitoramento do hardware
- Conectores Serial ATA
- Chip controlador Serial ATA (SATA)
- LED indicador de alimentação da placa-mãe
- Slots PCI
- Conector de áudio para modem
- Chip controlador IEEE 1394a (Firewire)
- Conectores para portas IEEE 1394ª
- Conector S/PDIF
- Chip de áudio
- Conectores para áudio de CD/AUX
- Conectores de áudio para o gabinete
- Chips de rede
- LED para placa de vídeo AGP
- Chips de rede
- Slot AGP
- Conectores Externos
- Gerador de clock
- Regulador de voltagem
- Conectores de alimentação para o ventilador
- Bateria
- Cristal